28/04/2010

X Seminário de Ação Social - parte II

Ainda falando sobre o seminário de ação social.
Após a palavra do bispo Eliazárío, foi dada a palavra ao pastor Sebastião Calegari, que trouxe uma palavra impactante para todos os que ali estavam!

Falou sobre a importância da ação social na sociedade através da igreja. Vou colocar aqui um resumo do que ouvimos lá.

Ação Social não se restringe à alimento. Fome,  miséria, educação, se resolve com dinheiro. Mas há outros males na sociedade que não se resolvem assim. É necessário que a igreja tenha influência na sociedade, mas para isso ela precisa agir diferente.
UMA IGREJA PROPOSITIVA

Rico ou pobre, todos têm problemas sociais. E é nesse contexto que a igreja se insere. Uma igreja propositiva tem os seguintes objetivos ou as seguintes condutas:





  • Ação Evangelizadora dentro da visão da missão integral.
Mateus 25. 34-40
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.


Lendo esse texto podemos perceber claramente que uma igreja propositiva é aquela que irá pregar o evangelho através das suas ações.
  • Habilitar a Igreja
 Mateus 24. 10-13
10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
12 e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.


Habilitar a igreja não é só uma questão de estruturá-la, mas prepará-la para estes tempos. É sabido que nos tempos finais muitos desastres, incluindo os chamados naturais, acontecerão. A igreja precisa estar preparada para agir nestes momentos. 
  •  Cristãos integrados
Atos 18. 1-3
1 Depois disto Paulo partiu para Atenas e chegou a Corinto.
2 E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles,
3 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas.
 

È dever da igreja se aproximar das pessoas. O pecado das pessoas não muda a santidade de Deus em nossa vida. Independentemente de religião ou de quais são os pecados das pessoas, precisamos chegar até elas. Nós podemos ir até elas. O pecado delas é que não pode estar no nosso coração! Precisamos, como igreja chegar perto das pessoas que estão perdendo suas vidas.

  • Cristãos como referencial positivo
Mateus 5.16
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


Não adianta a igreja ser avivada, se do lado de fora de suas portas, crianças são humilhadas, mulheres se prostituem...  Em Atos 9, vemos a história de Dorcas. Ela era uma mulher, uma cristã que era necessária à comunidade. Ela fazia roupas e dava esmolas para os pobres. Ela servia aos que precisavam..
Nós como cristão temos de servir à Deus, servir às pessoas. Precisamos ter um ministério(serviço). Se não tivermos nada para fazer, se não tivermos uma missão para cumprir, então podemos morrer. Não somos mais necessários. Enquanto estamos aqui, temos de servir à Deus, amando-O e amando o nosso próximo.
  • O desafio das políticas públicas
 Daniel 3.7
7 Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, e de toda a sorte de música, se prostraram todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonozor tinha levantado.


A igreja não pode se calar diante de leis e projetos que ferem a Palavra de Deus!
Existem leis que a igreja precisa se posicionar contra. Não dá para ter medo. Temos que erguer nossa voz.

PLC 122/2006 - homossexualismo
PL 1135/91 - Lei pró aborto
PL 98/2003 - Descriminaliza a prostituição e a  estabelece como uma profissão
PL 2747/2008 - Lei do parto anônimo
PL 2285/2007 - Estatuto da família(transforma a família em uma associação de pessoas ou vice-versa)

  • Desafio da Igreja
Apocalipse 18.4,5
4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
5 Porque os seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.


A igreja não pode ficar ausente nem passiva das decisões e fatos que podem mudar a história de milhares de pessoas. Ela precisa se inserir como voz ativa na sociedade, sempre defendendo o direito do pobre, do órfão e da viúva.

Nenhum comentário: